Presença de Cristo no Sacramento

24/07/2017

Por Rev. Aaron Moldenhauer

A presença do corpo e do sangue de Cristo no sacramento do altar foi uma questão de grande debate no início do século XVI. Particularmente na década de 1520, esta questão foi debatida ferozmente entre diferentes Reformadores.

Ulrich Zwinglio, Johannes Oecolampadius, Andreas Karlstadt e outros ofereceram argumentos de que o corpo e o sangue de Cristo não estavam presentes no sacramento do altar. Para citar apenas um exemplo de sua argumentação, eles sustentavam que, como Cristo havia ascendido à direita de Deus, seu corpo e sangue estavam no céu e não podiam estar na Terra. Isto baseou-se na premissa de que um corpo humano só poderia estar em um lugar ao mesmo tempo e que um corpo só poderia estar presente em um sentido, de tal forma que o corpo ocupe espaço e possa ser visto e sentido.

Lutero, escrevendo contra tais afirmações teológicas, escreveu várias obras sobre o sacramento do altar na década de 1520. Representante dessas obras é o livro de 1527 "Que essas palavras de Cristo, isto é o meu corpo", etc. Ainda estão firmes contra os fanáticos." 

Eu examino uma parte desse texto aqui para dar uma idéia do pensamento de Lutero sobre a presença de Cristo no sacramento.

Todas as partes nos debates eucarísticos da década de 1520 concordavam que Deus estava presente em todos os lugares, e que a natureza divina de Cristo estava presente em todos os lugares. Lutero observa que a presença de Deus difere, no entanto, na pessoa de Cristo. Deus está presente em sua essência em todas as criaturas. Mas em Cristo, Deus está presente de tal maneira que uma pessoa é homem e Deus. Então, podemos dizer de qualquer criatura "Deus está nele", mas de Cristo podemos dizer "Este é o próprio Deus". [1]

Lutero afirma que a mão direita de Deus não é um lugar particular onde Cristo está sentado (como seus oponentes mantiveram), mas o poder de Deus. Por esta razão, como Deus está em todos os lugares com o seu poder, a mão direita de Deus também está presente em todos os lugares. Lutero concorda com seus oponentes que Cristo está à direita de Deus. Mas, como a mão direita de Deus está presente em todos os lugares, Lutero leva isso a significar que Cristo está presente em todos os lugares. E, como Cristo é Deus e homem em uma pessoa, onde Cristo está lá também está seu corpo e sangue. Então, Lutero mantém que o sangue e o corpo de Cristo estão em toda parte. [2]

Experiência comum, é claro, sugere o contrário. Quem viu o corpo de Cristo em todos os lugares? Mais espeificamente, quem o vê no sacramento? Lutero afirma que o corpo de Cristo não está presente de uma maneira "grossa e visível, como pão em uma cesta ou vinho em uma xícara". No entanto, diz Lutero, acreditamos que o corpo de Cristo está presente. Isso é possível porque Deus tem outros modos de estar presente. [3] Lutero argumenta do ministério pós-ressurreição de Cristo que seu corpo estava presente no mesmo lugar que, digamos, a porta da sala trancada em que ele apareceu - deve ter estado presente quando Cristo passou por aquela porta. Esta presença é diferente da presença comum, na qual o corpo de Cristo ocuparia o espaço para exclusão de outros objetos. Deste, Lutero desenha duas conclusões: Primeiro que, uma vez que isso mostra que múltiplos corpos podem estar no mesmo lugar ao mesmo tempo, também é possível que um único corpo esteja em vários lugares ao mesmo tempo. Em segundo lugar, Lutero conclui que Deus e Cristo não estão longe, mas estão perto. Eles não precisam se mover para estar presentes conosco, mas eles precisam apenas se revelar. [4]

Se assim for, Lutero pergunta: se o corpo de Cristo está presente em todos os lugares, então eu não o comeria e o beberia em cada taberna? Lutero responde que mesmo que o corpo de Cristo esteja presente em todos os lugares, isso não significa que você imediatamente come, bebe ou toque. Neste ponto, Lutero estabelece uma distinção entre Deus sendo presente e Deus estando presente para você. Lutero escreve: "[Deus] está lá para você quando ele acrescenta sua Palavra e se liga, dizendo:" Aqui está você para me encontrar ". Agora, quando você tem a Palavra, você pode entender e ter com certeza e dizer: "Aqui eu tenho você, de acordo com a sua Palavra". [5] Desta forma, Lutero se move além dos argumentos sobre diferentes modos de presença para fundamentar a presença Do corpo e do sangue de Cristo no sacramento na promessa que Cristo faz em sua palavra, ou seja, a palavra que institui o sacramento.

O corpo que está presente no sacramento para você está lá para nutrir você espiritualmente. Lutero toma isso como uma marca da graça divina que, além de estar presente em nós em todos os lugares, Cristo nos oferece seu corpo como alimento. Com esse alimento, ele nos promete que sua promessa de vida eterna para nossos corpos se tornará realidade, porque nossos corpos participam aqui de um alimento eterno e vivo. [6]

Os escritos de Lutero confessam não só que o corpo e o sangue de Cristo estejam presentes no sacramento, mas também apontam para as bençãos permanentes que Cristo dá através dessa presença corporal. O corpo de Cristo, presente no sacramento para comer, é um alimento espiritual que alimenta uma pessoa para a vida eterna. Os luteranos concordam com esses pontos fundamentais e reconfortantes: o corpo e o sangue de Cristo estão presentes para você no sacramento para lhe dar perdão, vida e salvação.

O Rev. Aaron Moldenhauer é pastor associado da Igreja Zion Lutheran, Beecher, Ill.

[1] LW 37:63.

[2] LW 37: 63-64.

[3] Enquanto Lutero não articula modos alternativos, em outros lugares ele apela às idéias escolásticas sobre presença circunspectiva e definitiva. A presença circunscrita está presente de forma a ocupar espaço, uma vez que um trilho de guarda ocupa espaço e evita que os carros ocupem o mesmo espaço. A presença definitiva está sendo presente em um lugar definido sem ocupar espaço, uma vez que uma alma está presente em um corpo ou um anjo está presente em um lugar particular. A presença repleta é, para Lutero, como presença definitiva na medida em que o corpo não ocupa espaço, mas ao contrário, porque não há limites para a presença. Uma coisa presente em um modo repleto enche todas as coisas. Veja, por exemplo, LW 37: 214-219.

[4] LW 37: 64-66.

[5] LW 37: 67-69.

[6] LW 37:71.

Fonte: https://lutheranreformation.org

© 2017 Blog de Teologia. Testimonium Perhibere Veritati.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora